A Via Certa, uma das principais franquias do setor educacional, adquiriu a On Byte, uma rede que atua no mesmo setor com objetivo de expandir portfólio de produtos
O processo de aquisição é muito indicado para empresas que queiram atingir uma posição de liderança no mercado, através da expansão de produtos que são oferecidos, que consequentemente atraem novos clientes e aumenta o faturamento. Um estudo da KPGM, uma rede global de firmas independentes, mostrou como as marcas tem usado essa estratégia para escalar seus negócios. A pesquisa constatou uma alta de 17% de fusões e aquisições entre empresas brasileiras no segundo trimestre de 2024.
Buscando expandir sua influência no mercado, a Via Certa adquiriu a On Byte, uma franquia especializada em sistemas de ensino. Através da parceria, a grade de cursos da Via Certa será ampliada, passando a incluir mais de 23 opções da metodologia presencial. A ação faz com que a marca consiga ampliar seu portfólio, consolidando sua posição de liderança no setor educacional.
Décio Marchi, diretor executivo da rede, explica que a Via Certa já mantém uma parceria bem sucedia com a On Byte, desde 2020 e conta que o principal desafio enfrentado durante o processo foi a migração de todos os alunos para o sistema de gestão da Via Certa. “Realizamos reuniões individuais com cada unidade da On Byte para compreender a situação específica de cada uma e planejamos detalhadamente o processo de migração”, diz o diretor.
Perspectivas para o futuro
Com a fusão entre as duas redes, a Via Certa terá mais de 70 unidades em todo o país, alcançando mercado onde a marca não estava, como os estados do Rio Grande do Norte, Pará, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Depois da aquisição, as unidades da On Byte poderão oferecer até 46 cursos nas áreas de Beleza e Estética, Idiomas, Saúde e Gastronomia.
Para refletir a nova fase de expansão, a On Byte está mudando gradualmente a fachada de suas unidades. O objetivo é manter a identidade de ambas as marcas: Via Certa continuará a ser usada como o nome comercial da franquia, enquanto On Byte será preservado como o sistema de ensino. A ideia é preservar a força e o reconhecimento das duas marcas, incorporando as soluções educacionais da On Byte ao portfólio da Via Certa.
“Os clientes se beneficiarão com a ampliação da grade de cursos para 23 novas opções de metodologia presencial, além da possibilidade de dobrar o faturamento. Com essa fusão, a Via Certa se torna a rede mais completa no mercado de franquias educacionais, oferecendo mais de 40 cursos em 8 áreas de atuação. Nossa expectativa é encerrar 2024 com 80 unidades e abrir mais 30 unidades em 2025”, finaliza Décio.