O curso tem o objetivo de ensinar os alunos a criarem conteúdos atrativos e engajar seguidores nas suas redes sociais, construindo uma audiência sólida
A análise “Tendências de Social Media 2023” mostra que o Brasil ficou no terceiro lugar dos países que mais consomem redes sociais, ficando atrás apenas da Índia e Indonésia, e à frene dos Estados Unidos, México e Argentina. O estudo também mostrou que os brasileiros têm passado cada vez mais tempo nas redes, somando 356 bilhões de minutos, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês, representando um aumento de 31% em relação a janeiro de 2020.
Segundo o estudo, a rede que lidera o país é o YouTube, com 96,4% de alcance, seguido pelo Facebook e Instagram, com 85% e 81,4% de presença dos brasileiros, respectivamente. Além disso, a pesquisa revelou que o Instagram é a rede de maior volatilidade em ações, sendo a plataforma com o maior share de ações e comentários entre marcas e plubishers.
Outro detalhe que chama a atenção é que o engajamento de conteúdos promovidos por influenciadores continua alto. Em 2022, os criadores de conteúdos somaram 22,3 bilhões de ações, representando 59% do total de conteúdos publicados no ano.
Devido ao crescimento do uso das redes sociais, a Via Certa Educação Profissional, franquia de educação profissionalizante, decidiu lançar o curso de Digital Influencer e Youtuber, com o objetivo de capacitar pessoas que tenham interesse em atuar nessa área que representa um oceano de oportunidades.
Oportunidades no mercado
O mercado de influenciadores digitais passou por muitas transformações na última década, com o impacto de personalidades digitais crescendo de forma exponencial entre o público. Essas mudanças criaram um ecossistema lucrativo que segue em evolução, dando oportunidades de visibilidade para marcas que querem crescer.
Esse mercado deixou de englobar campanhas experimentais nas redes sociais, dando lugar a uma indústria mais estruturada e milionária. “Por conta do aumento das plataformas digitais, os influenciadores passam a ocupar um papel importante nas estratégias de marketing das marcas”, explica Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional.
Com seu alto poder de influência, os influenciadores determinam o comportamento de compra dos seus seguidores, criando uma conexão pessoal e emocional, indo além do que a publicidade convencional pode fazer. Isso porque os consumidores veem os influencers como figuras genuínas e passam a confiar nas suas recomendações.
Sobre o curso
O curso tem objetivo de ensinar os alunos a criarem conteúdos atrativos, através de técnicas para produzir vídeos com qualidade e estratégias para potencializar o crescimento nas redes sociais, fazendo com o que o aluno esteja apto para construir uma comunidade de seguidores engajados.
“Com um currículo prático e atualizado, focado nas principais plataformas e nas tendências digitais, este curso é o ponto de partida para quem quer ganhar visibilidade e se destacar no universo digital”, conta o diretor executivo da rede.
Com uma linguagem simples e prática, o curso tem a função de guiar o aluno até que ele consiga se tornar um influenciador e youtuber de sucesso. Por isso, a Via Certa oferece softwares que irão ajudar durante todo esse processo.
A formação dura 103 horas, podendo ser concluída em um ano e conta com sete módulos. O primeiro é Criação de Conteúdo para Redes Sociais, onde o aluno será capaz de trabalhar com ferramentas conhecidas para a criação de conteúdo. Baseado em uma metodologia mais direta e interativa, o aluno irá aprender na prática a usar as ferramentas disponíveis.
A parte de Marketing Digital tem como foco apresentar o conceito e como aplicar essa estratégia em uma empresa, posicionando-a de forma eficiente no mercado e aumentando sua visibilidade.
O módulo de Fotografia Digital vai ensinar fundamentos teóricas da prática fotográfica, como tríade fotográfica e técnicas de composição e iluminação. Os alunos aprenderam também a parte prática, manuseando ferramentas de edição de imagens como Adobe Lightroom e Photoshop.
A formação ainda conta com um módulo inteiro dedicado ao Premiere, software de edição de vídeos. Neste momento, o aluno irá aprender a realizar efeitos e transições para deixar os vídeos com um aspecto mais profissional.
Também tem uma parte do curso dedicada a outro software de edição muito utilizado, o After Effects, que usa efeitos visuais na pós-produção de vídeos, filmes, DVD’s e outros tipos de produções gráficas. É utilizado para acabamentos e retoques finais, como inserção de efeitos especiais e criação de vinhetas e animações.
O módulo de Youtuber traz uma linguagem simples e acessível, orientando o aluno a criar uma identidade e ter o seu próprio canal. Outra parte da formação é dedicada a Inteligência Artificial, que abrange desde conceitos básicos até aplicações avançadas de IA, focando em ensinar conceitos como aprendizado de máquina, visão computacional e processamento de linguagem natural.
O curso é voltado para adolescentes a partir de 12 anos e é oferecido na modalidade híbrida, onde o estudante tem total flexibilidade de escolher o melhor dia e horário para fazer suas aulas presenciais e remotas. São duas horas de aula na semana com horários adaptados.
“O mercado de criação de conteúdo está em plena expansão, e cada vez mais jovens buscam se posicionar e construir uma audiência sólida nas redes. Com o nosso novo curso de Digital Influencer e Youtuber, queremos oferecer uma formação prática e acessível para aqueles que desejam ingressar nessa área, transformando a criatividade em uma profissão rentável. Nosso objetivo é capacitar nossos alunos para dominarem as principais técnicas de produção de conteúdo e orientar sobre ética e responsabilidade no ambiente digital”, finaliza Décio.