A rede de franquias especializada em oferecer cursos profissionalizantes aposta em curso de robótica pensando nas tendências para o ano que vem
A Via Certa Educação Profissional está presente no mercado desde 2012 e oferece cursos de diversas áreas do conhecimento, como administração de vendas, beleza e estética, gastronomia, idiomas, indústria e energia, informática e tecnologia, saúde, além de reforço escolar.
A rede notou um crescimento de 20% na receita da franquia, tendo inaugurado 14 unidades neste ano. Os principais fatores que contribuíram para o crescimento foram o investimento na abertura de unidades e o aumento de matrículas nas escolas.
Inovações
A rede implantou inovações em CRM para controlar as vendas, o que permite que a rede entenda melhor as necessidades dos alunos, ajudando a otimizar os processos de vendas.
“Com essa ferramenta, nós conseguimos aprimorar nossa eficiência operacional, oferecendo um atendimento mais personalizado, contribuindo para que nossos alunos e franqueados se sintam satisfeitos”, explica Décio Marchi, diretor executivo da rede.
A Via Certa também atualizou o pacote Adobe dos cursos, garantindo que os alunos tenham acesso às ferramentas mais completas e com mais recursos. A atualização é importante para que os alunos estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho voltado para as áreas de design e edição de vídeo.
“Estamos sempre de olho nas novas profissões, e não só isso, buscamos aprimorar os cursos que nós já oferecemos, pois estamos comprometidos em fazer com que nossos alunos adquiram as habilidades necessárias para se destacarem em suas carreiras e contribuir de forma efetiva para a sociedade”, conta Décio.
Tendências
Neste ano, a rede notou um aumento nas matrículas em cursos nas áreas de beleza e estética, auxiliar veterinário e informática e tecnologia. Esta última área é tendência nos próximos anos, já que a admissões em carreiras de tecnologia aumentaram quase 20% em 2021, segundo dados do BNE (Banco Nacional de Empregos).
“O crescimento de vagas de emprego na área de Tecnologia da Informação nos últimos anos vem impulsionando a procura por formações nesta área. Nós oferecemos os cursos de assistente de TI e Programador, Autocad com ênfase em 3D Max, Informática e Tecnologia, Programador Desktop, Robótica e Automação e muito mais. Nós esperamos aumentar nossas matrículas nestes cursos durante o próximo ano já que a tendência do mercado de tecnologia é crescer ainda mais”, conta o diretor executivo.
Aquisição On Byte
Uma das novidades deste ano foi a aquisição da On Byte, uma franquia especializada em sistemas de ensino. Por meio dessa fusão, a Via Certa oferecerá 23 opções de cursos além daqueles que já estão no catálogo da rede, totalizando 46 cursos em diferentes modalidades. A ação contribuirá para a ampliação do portfólio, consolidando sua posição de liderança no setor da educação.
Décio, explica que a Via Certa já mantém uma parceria bem sucedida com a On Byte, desde 2020 e conta que o principal desafio enfrentado durante o processo foi a migração de todos os alunos para o sistema de gestão da Via Certa. “Realizamos reuniões individuais com cada unidade da On Byte para compreender a situação específica de cada uma e planejamos detalhadamente o processo de migração”, diz o diretor.
Com a fusão das duas redes, a Via Certa espera se expandir em todo o país, alcançando mercados onde a marca não estava, como os estados do Rio Grande do Norte, Pará, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A Via Certa continuará a ser usada como o nome comercial da franquia, enquanto On Byte será preservado como o sistema de ensino. A ideia é manter a força e o reconhecimento das duas marcas, incorporando as soluções educacionais da On Byte ao portfólio da Via Certa.
Planos de Expansão
Atualmente a rede conta com 59 unidades ativas e três em processo de inauguração. A meta é chegar em dezembro de 2025 com 80 unidades funcionando. “Nós pretendemos inaugurar mais unidades, buscando reforçar o nosso compromisso em oferecer educação de qualidade, tornando o conhecimento uma ferramenta acessível e fazendo com que mais alunos conheçam nosso método de ensino inovador”, finaliza Décio Marchi, diretor executivo do grupo.