Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior.
Em seu retorno após dois anos de pandemia, a ABF Franchising Expo 2022, maior feira de franquias do mundo, confirmou mais uma vez a grande disposição dos brasileiros em abrir e desenvolver seus negócios. Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior. Foram 457 marcas expositoras, sendo que quase 200 participando pela primeira vez. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada para 32 mil m² no total. Expositores e a organização do evento relatam a presença de empreendedores, de diferentes perfis, qualificados, com boa preparação prévia e segmentos ou ramos alvo.
“É meu segundo dia aqui na feira, vim do interior de São Paulo e tenho interesse em abrir uma franquia na minha cidade. Estou analisando a área de saúde, beleza e bem-estar por ser um segmento que vem crescendo no mercado”, disse Ana Cecília Alvarenga, empresária.
“É minha terceira vez na ABF Expo, trouxe meu filho para conhecer a feira e me ajudar na escolha da melhor franquia para investir. Temos sociedade em uma rede de academia, mas o foco hoje é no segmento de alimentação”, afirmou Isaac Rabelo, empresário.
A feira representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia – as franquias registraram um crescimento de quase 14% em 12 meses -, atraindo cada vez mais investidores – o volume total de unidades cresceu 9,1% em 2021. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil operações no país, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.
Realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A edição deste ano, a 29ª, contou com o patrocínio de Bradesco, PagBank/PagSeguro, Santander/Getnet, Banco do Brasil e Prudential. O evento contou ainda com a presença de quase 30 celebridades de áreas variadas como Caio Castro, Caito Maia, Celso Portiolli, Deborah Secco, Dr. Paulo Muzy, Duda Nagle, Érick Jacquin, Fofão (Hélia Silva), Giovanna Antonelli, Helô Pinheiro, Marcelo Negrão, Netinho de Paula, Renato Góes, Sabrina Sato, Thaila Ayala e Tiago Abravanel.
Para o presidente da ABF, André Friedheim, “sem dúvida esta foi a feira da retomada do setor após dois anos desafiadores de pandemia. E é muito importante notar que o interesse permanece por parte dos dois lados: redes de franquia com planos agressivos de crescimento e empreendedores ávidos por novidades e negócios lucrativos. A feira presencial continua sendo um ambiente muito favorável para fazer este ‘match’, alavancando o crescimento do setor nos próximos meses”.
A relevância dos eventos presenciais, como as feiras de negócios, e da retomada da própria ABF Expo, foram observadas por Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor de Portfólio da Informa. “Temos uma grande demanda reprimida por eventos presenciais. Com segurança, as pessoas querem se encontrar, ter esse contato mais próximo. É nos eventos presenciais que conseguimos proporcionar uma experiência mais completa e profunda, ainda mais no caso do mercado de franquias que exige um investimento significativo, uma avaliação criteriosa, em uma relação de longo prazo. Não por acaso, tivemos um feedback positivo do público na feira da ABF e em outros eventos de negócios que realizamos”, declara.
O evento evidenciou também movimentos importantes. “Além das tradicionais alimentação e food service e educação, tivemos uma forte presença de franquias de moda, com destaque para lingerie e roupas masculinas, franquias B2B associadas à casa e construção, tecnologia, gestão, finanças, seguros e energia solar, e redes de saúde, beleza e bem-estar com serviços de estética, saúde e odontologia, e academias especializadas, como boot camp e para crianças. As lavanderias, com diferentes propostas, também marcaram presença”, ressalta o presidente de ABF. Destaque também para a forte participação de microfranquias, modelos alternativos de venda (home based, virtuais, vending machines, container, tuk tuk, carro, quiosque etc.) e o interesse pelo setor por parte de bancos, fornecedores de tecnologia e outros elos da cadeia produtiva do franchising.
A reinvenção de segmentos tradicionais também continua. Em alimentação, além da forte presença de hamburguerias, pizzarias, sorveterias e negócios especializados em açaí, chegaram forte também cervejarias, bebidas, alimentos naturais, vinhos, cookies, panificação e comidas brasileiras em box e panelas. Apareceram também nichos como algodão doce colorido, sorvete em bolinhas, pipocas gourmet, congelados e até um fast food da Hello Kit. Em educação, cresceram muito os modelos digitais, com aulas de robótica e profissionalizantes.
Outras propostas interessantes foram de banco digital, mercado autônomo em condomínios, gestão e desenvolvimento humano, locação e venda de insumos e equipamentos industriais (até de geradores), serviços tributários, softwares e plataformas de gestão, para o mercado rural, logística (agenciamento de envios), tintas, gestão de importação e exportação, papel de parede (incluindo impressão), chip para celular, iluminação led e intermediação de venda de carros. Um dos expositores estava, inclusive, captando leads para abertura de unidades em Portugal.
A ABF Franchising Expo trouxe mais uma vez marcas reconhecidas com o objetivo de escalar seus negócios, tais como: AlphaGraphics, Aramis, Babbo Giovanni, Burger King, Constance, Hope Lingerie, Jogê, Pampili, Paris 6, Reserva e Valisére. Outra marca das mais tradicionais, a fabricante de brinquedos Estrela, em parceria com o Grupo BITTENCOURT – consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios -, apresentou seu modelo de franquia na feira da ABF, a Estrela Beauty, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
“Notamos também uma maior maturidade do setor, com muito grupos empresariais de larga atuação e um uso cada vez mais intensivo de tecnologia em todo o processo, incluindo ERPs [sistemas de gestão empresarial], plataforma de gestão de franqueados, comunicação, captação de leads, gestão de performance e outros”, afirma André Friedheim.
ABF Franchising Week 2022
Promovida de 20 a 24 de junho, já a ABF Franchising Week contou com a participação cerca de 5 mil pessoas (presencial e online), retomando o forte networking tão característico do franchising. O evento envolveu cinco dias intensos de imersão em conteúdos de qualidade do setor, com debates e palestras de especialistas renomados.
As marcas participantes da 29ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a importância de estar na Feira e as perspectivas para os seus negócios.
Via Certa Educação Profissional – Décio Marchi, diretor executivo:
“Registramos um balanço bem produtivo da nossa participação na feira. Saímos com vários negócios encaminhados, superando as nossas expectativas, pois essa foi apenas a primeira vez que participamos com um stand. Nós sentimos uma feira com excelentes oportunidades de negócios, registrando um saldo muito positivo. Além disso, as prospecções são boas e nós acreditamos que vá superar a nossa meta, mas vamos consolidar esses negócios durante essa semana. O público foi muito bom, pois era um perfil que nos interessava bastante, todos bem focados em fazer negócio, sendo eles investidores e isso nos animou muito. Além disso, outro ponto positivo é o relacionamento que fizemos por lá, com um network bem grande e forte. Nossos planos para o futuro é de participar de todas as feiras.”
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reuniu, em sua 29ª edição, expositores dos mais diversos segmentos e ramos, tais como: alimentação e food service, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupou os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporcionou aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compôs a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF.
Sobre a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
A ABF é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.500 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e online, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
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