Onde estão as melhores oportunidades de negócios?
Quais as estratégias para expandir? Quais são as perspectivas para este ano?
Essas e outras perguntas vêm à tona no início de um novo ano entre as redes de franquias.
Mas, afinal, o que as franquias esperam de 2022?
De acordo com Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT, “o cenário ainda é incerto, afinal estamos com a economia com indicadores de inflação alta e queda na disponibilidade de renda para o consumidor e em um ano eleitoral bastante conturbado.
Mas uma boa notícia é que os últimos tempos desafiadores trouxeram muita inovação para os negócios e o franchising se reinventou com novos modelos e formatos, e continua sendo uma boa opção para as empresas expandirem e para os investidores aplicarem melhor seus recursos”, ressalta.
A cautela é natural entre os investidores, especialmente num período de incertezas, e segundo a executiva do Grupo BITTENCOURT, é de se esperar que eles tenham uma abordagem bastante pragmática sobre onde vão conseguir ter melhor retorno de seu investimento e com menor risco.
“A tendência a se tomar maior risco em momentos de instabilidade econômica é menor, então o olhar vai ser bastante técnico”, afirma Lyana.
Conhecido como um celeiro de oportunidades para quem deseja ter o negócio próprio, o franchising reafirma essa sua característica mesmo num cenário macroeconômico desafiador.
Para a especialista, nesse período de incertezas no campo macroeconômico de juros e inflação em alta, “a rentabilidade de investimentos financeiros está intimamente atrelada a quanto risco o investidor deseja tomar para si”.
Ainda segundo Lyana, por isso há uma perspectiva de valorização dos negócios em franquia, uma vez que tendem a trazer uma margem de resultado maior, com risco menos atrelado às instabilidades do cenário político e econômico como os do mercado financeiro.
Via Certa Educação Profissional
“Em 2021 atingimos o maior faturamento da nossa história, inclusive com aumento no número de alunos matriculados em 15%.
Para se adequar ao ‘novo normal’ a Via Certa criou novas formas de capacitar o aluno, e vamos continuar apostando este ano em treinamentos e novos formatos de suporte ao franqueado.
Tudo para garantir maior qualificação do empreendedor e sua equipe, além de gerar novos canais de vendas para 2022. Estamos confiantes com a recuperação e expansão do mercado de franchising, inclusive, do mercado educacional que continuará em alta devido a busca por capacitação e melhores oportunidades de emprego”, revela Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional, rede com 50 unidades presentes nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.
Leia a matéria na íntegra no Portal do Franchising