Franquias em cidades pequenas: uma excelente oportunidade de negócio lucrativo

Via Certa Educação Profissional é um exemplo de como as franquias, mesmo em cidades pequenas, podem trazer retorno positivo e um faturamento alto

Se você sonha em ter mais qualidade de vida, controlando o próprio tempo e ganhando bem, ter um negócio próprio pode ser a alternativa mais eficiente. Entre as opções de negócios disponíveis no mercado, as franquias se destacam e é a escolha preferida de muitos que desejam iniciar uma nova vida no empreendedorismo.

Ao investir em uma franquia, a trajetória começa avaliando quais as opções de negócios, o valor de investimento, a pesquisa de mercado e a escolha da localização. É nesse momento que muitos se questionam: vale a pena abrir uma franquia em uma cidade pequena?

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), cada vez mais o número de redes de franquias localizadas fora das grandes capitais, tem crescido. Com a concorrência mais acirrada, as cidades pequenas são alternativas para aqueles que desejam iniciar um negócio.

Ainda de acordo com a ABF, em 2024, 48% das franquias brasileiras estavam em cidades com menos de 500 mil habitantes. O crescimento de 12% nessas regiões no último ano impulsiona opções mais acessíveis, como é o caso das microfranquias, em que o investimento inicial vai até R$ 135 mil e exige um capital reduzido.

Franquias de educação

O setor de educação está em constante transformação, impulsionado pela tecnologia e pela necessidade de atender cada vez mais as demandas exigidas pelas novas gerações. No 4º trimestre de 2024, o segmento de educação cresceu 5,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising.

Entre as regiões que mais se destaca, as franquias de educação localizadas no interior têm sido alternativas altamente promissoras. Esse movimento ocorre devido à busca por um ensino de qualidade fora dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes há uma carência de uma educação especializada.

Nas cidades pequenas, geralmente com menos de 100 mil habitantes, o acesso a cursos de idiomas e profissionalizantes são mais limitados. Com isso, as franquias de educação que oferecem esses serviços têm conquistado rapidamente seu espaço no mercado.

É o caso da Via Certa Educação Profissional, franquia de educação profissionalizante, fundada em Birigui, interior de São Paulo, hoje a rede conta com 61 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo 80% delas em cidades interioranas.

Com um investimento inicial a partir de R$ 90 mil, a franquia coleciona cases de sucessos de franqueados que investiram na rede em cidades pequenas com menos de 50 mil habitantes, e hoje faturam alto.

Cases de sucesso

Um desses casos é o da franqueada Simoni Dias Oliveira de Ribeiro, responsável por duas unidades da Via Certa Educação Profissional, localizadas nas cidades de Valparaíso e Guararapes, interior de São Paulo.

Com um acúmulo de mais de dez anos no setor da educação, Simoni tinha o sonho de empreender. A empresária trabalhou como coordenadora em uma unidade do Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional, quando ele tinha outra rede do mesmo segmento.

“Quando o Décio decidiu abrir a própria marca, foi uma oportunidade que tive de ter o meu próprio negócio. Como já trabalhava há dez anos com ele no setor de educação, adquiri muitos conhecimentos. Era meu sonho empreender”, conta.

Em sociedade, Simoni revela que já chegou a ter seis unidades da Via Certa, todas localizadas no interior de São Paulo. A primeira foi aberta em Buritama e logo após vieram as unidades de Araçatuba, Guararapes, Jales, Valparaíso e Osvaldo Cruz. “Mas devido a estar sempre na rodovia, alguns fatores me trouxeram a decisão de encerrar a sociedade e seguir sozinha, esse fato me pesou um pouco”, revela.

Em 2015, já em carreira solo, Simoni abriu a unidade em Guararapes, e em menos de três meses, a unidade já contava com 150 alunos e com um faturamento mensal de R$ 15 mil. Ao notar como o negócio era extremamente vantajoso, em 2019 a empresária decidiu investir em mais uma unidade, dessa vez na cidade de Valparaíso.

Cidades pequenas, lucros altos

O interior do Brasil é uma das regiões que mais expande economicamente, com polos industriais e agrícolas, demanda capacitação técnica e aprendizado em algum idioma para atender às necessidades locais. As franquias de educação que oferecem esses serviços, muitas vezes encontram um mercado inexplorado em muitas cidades.

“A cidade pequena gera um retorno mais rápido, as cidades grandes têm muitos concorrentes e o retorno acaba sendo mais lento. A experiência que tive nas unidades me provou isso, você consegue chegar no faturamento ideal em poucos meses”, revela Simoni.

Segundo a empresária, hoje as duas unidades somam um faturamento mensal de R$ 95 mil e ambas possuem 500 alunos em cada.

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