Multifranqueada da Via Certa Educação Profissional inaugura a terceira unidade, desta vez, na cidade de Paranaíba, interior do Mato Grosso do Sul
O centro-oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, e abriga diversas vantagens para o desenvolvimento de franquias. Além de ser considerada um polo de oportunidades para o varejo, essa parte do país é favorável para a expansão do franchising. As cidades estão se desenvolvendo rapidamente e são um chamariz para quem quer investir e expandir os negócios.
Hoje é possível encontrar oportunidades para franquias que atuam nos mais diversos segmentos. De olho nesse potencial, a empresária Érika Araújo decidiu abrir a segunda unidade da Via Certa Educação Profissional, rede de franquias que atua no mercado de cursos profissionalizantes, no estado sul-mato-grossense. “A geração de empregos nesses locais é alta e percebemos que falta mão de obra qualificada. O ponto forte do nosso negócio é deixar o aluno pronto para o mercado de trabalho”, afirmou.
Veia empreendedora
Érika Araújo chegou à Via Certa em 2018 com o sonho de empreender e hoje é uma multifranqueada da marca. Deixou o emprego de operadora de telemarketing e abriu sua primeira unidade em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. Dois anos depois, em plena pandemia, decidiu investir na segunda unidade, desta vez em Aparecida do
Taboado, interior do MS. A empresária percebeu a oportunidade observando a quantidade de alunos do Mato Grosso do Sul, que vinham para Santa Fé do Sul estudar. “Há uma carência de instituições de ensino de qualidade nestes municípios menores”.
Com o mesmo olhar a empreendedora inaugurou sua terceira unidade, desta vez em Paranaíba-MS. Apesar da proximidade entre as cidades, há público para isso, garante Érika. “As pessoas precisam se qualificar para conseguir um bom emprego, para crescer na empresa em que trabalham, e também mais fácil de eu administrar”.
Mercado aquecido
A busca por cursos profissionalizantes se mantém forte desde o início da pandemia. A falta de emprego provocou uma verdadeira corrida das pessoas em busca de capacitação. Segundo o relatório Competitividade Brasil da CNI, o Brasil é o 13º em competitividade entre 17 países com economias parecidas no ranking da educação.
O país ainda está entre os últimos colocados em disseminação e qualidade da educação, e aparece em 17º lugar, à frente apenas da Argentina. Apenas 9,3% dos estudantes estão matriculados em cursos profissionalizantes, de acordo com os números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em países da União Europeia, essa proporção é superior a 50%.
Por isso, a expansão do ensino profissionalizante pode atrair ainda mais o público jovem, principalmente os de baixa renda, sendo um meio mais rápido para qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho. Os dados mostram que 7 em cada 10 estudantes que concluem cursos técnicos conseguem colocação após a conclusão dos cursos.
Benefícios do multifranqueado
Atualmente, 85% dos negócios de franquias no Brasil possuem multifranqueados, donos de duas ou mais unidades da mesma rede, segundo a ABF. Os benefícios são um faturamento maior, já que os custos podem ser rateados entre as unidades, descontos em taxas de franquias por conta do vínculo com o franqueador, facilidade e melhores preços junto aos fornecedores.
Otimização do negócio, pois com a experiência que já possui da primeira unidade terá mais facilidade de negociação. “Você consegue desenvolver novas estratégias, já conhece o caminho. É um crescimento saudável, mais tranquilo”, concluiu Érika.
Há uma década no mercado, a Via Certa soma hoje 50 unidades físicas, sendo que a maioria dos seus franqueados possuem mais de uma loja da marca. A rede oferece capacitação em áreas como administração e vendas, indústria e energia, informática, línguas, marketing, estética e saúde, com duração de 6 meses a dois anos. O franqueado consegue faturar a partir de R$ 60 mil por mês com a franquia. A lucratividade média é de 30% sobre o valor do faturamento.