Rede especializada em cursos profissionalizantes alcança os estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará e chega a 10 estados com operações; Previsão de inauguração é para o primeiro semestre de 2023
A rede de franquia Via Certa Educação Profissional tem muito o que comemorar! Em cerca de 60 dias ela conseguiu alcançar mais três novos estados: Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. A marca também está presente nos estados de São Paulo, com 36 unidades; Mina Gerais (4); Mato Grosso do Sul (3); Paraíba, Santa Catarina, Paraná e Goiás, com uma unidade cada, totalizando 50 unidades em operação e em processo de implantação.
Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa, atribui esse grande passo para a marca no atendimento aos investidores interessados. Para isso, a rede fez algumas alterações na estrutura de atendimento de leads. “A franqueadora investiu em uma consultora de vendas que é responsável por fazer o primeiro contato com o investidor. Ela agenda a reunião e a partir disso eu entro em ação para apresentação completa do negócio, e também analiso a área que essa pessoa busca implantar a franquia, bem como se tem o perfil para gerenciar o negócio; apresentação da COF (Circular de Oferta de Franquia), e encerramos com a proposta e negociação”, explica Shimada.
Referência nacional
A Via Certa é referência nacional e nos 10 anos de mercado já formou cerca de 160 mil alunos. Atualmente, são 40 cursos em diversas áreas, como: administração e vendas; beleza e estética; idiomas, reforço escolar, entre outros. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível, a partir de R$ 130.
A rede oferece três modelos de negócios para cidades acima de 30 mil habitantes e investimento inicial a partir de R$ 91.390. Somente no ano passado a marca faturou R$ 13 milhões, e a expectativa para este ano é alcançar a marca dos R$ 18 milhões no faturamento.
“O mercado de cursos profissionalizantes permanecerá em alta nos próximos anos, pois as pessoas precisam se qualificar para conseguir um bom emprego, para crescer na empresa em que trabalham. Após a pandemia, notamos algumas mudanças, entre elas, a busca por negócios mais baratos. Por isso, reestruturamos nosso negócio, e hoje contamos com três modelos sendo modulares de acordo com a capacidade de investimento do interessado. Outra mudança sentida por todos foi o contato que passou a ser 100% digital com os investidores. Reuniões presenciais apenas em caso de extrema necessidade, o que reflete no tempo e evita gastos desnecessários de locomoção”, diz.
Das 50 unidades, 56% são multifranqueados, ou seja, donos de duas ou mais unidades da mesma rede. Os benefícios são um faturamento maior, já que os custos podem ser rateados entre as unidades, descontos em taxas de franquias por conta do vínculo com o franqueador, facilidade e melhores preços junto aos fornecedores.
Com o mercado de ensino profissionalizante aquecido, Shimada salienta que o objetivo da rede é alcançar 2 mil unidades comercializadas, tendo em vista, que o país inteiro tem potencial para receber este tipo de negócio.
As novas inaugurações ocorrerão nas cidades de São Gonçalo (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE), previstas para o primeiro semestre de 2023.
Importância da educação profissional
Levantamento realizado pela fintech Elleve, em parceria com a Boa Vista apontou o aumento de 23% na renda de jovens entre 17 e 30 anos que decidiram investir em educação profissional. O mapeamento é referente ao ano passado e contou com a participação de 1,7 mil pessoas, residentes nas regiões sul e sudeste do país.
O levantamento mostrou, ainda, que houve uma variação mais expressiva no percentual de crescimento de renda entre 2.481 alunos que optaram por especializações em áreas como agronegócio (175%), negócios (129%), certificações corporativas (98%), tecnologia (73%) e estética e bem-estar (56%).