Pandemia fez marca se adequar ao mercado virtual e modelo Flex alavancou expansão da rede em 20% no ano passado
O sucesso do método da Via Certa gerou um avanço do ensino profissionalizante, ampliando a escola para uma franquia presente em oito estados brasileiros. São mais de 30 opções de cursos nas áreas de administração e negócios, indústria e energia, informática, inglês, preparatório, saúde, beleza e estética.
Participando pelo segundo ano da ABF Franchising Expo, que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, a Via Certa apresentará a Franquia 7 em 1, ou seja, sete áreas de conhecimento em uma única estrutura e negócio.
“A maioria das franquias profissionalizantes oferecem de 1 a 3 áreas como opções. Nós estamos oferecendo sete, que são administração e vendas, informática e tecnologia, saúde, beleza, idiomas, reforço escolar, e indústria e energia. Ficamos sempre de olho no que o mercado mais sente falta em mão de obra, para então também agregar ao currículo de cursos da rede. Com isso, nossos alunos já saem preparados para o mercado”, afirma Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa.
Mercado aquecido
A corrida por cursos profissionalizantes vem se mantendo desde o início da pandemia. Com a alta taxa de brasileiros desempregados e a busca por capacitação, com maior possibilidade de alcançar salários melhores tem motivado as pessoas a voltarem a estudar.
Tanto que no início deste ano, por dois meses consecutivos, a Via Certa registrou recorde de matrículas diárias em praticamente todas as unidades. Com uma média de 70 matrículas diariamente, a franquia chegou a quase 200 em único dia. Ainda foram registradas cerca de 2 mil pessoas procurando informações pelos cursos profissionalizantes, principalmente o público da classe C.
“Isso surpreendeu a todos nós. Estou nessa área há mais de 20 anos e nunca tinha visto algo parecido. Notamos que muitos buscam os cursos profissionalizantes por serem formas rápidas de estarem se inserindo no mercado de trabalho, já que a maioria dos cursos são concluídos em menos de 1 ano. Basta entender o que o mercado procura e correr atrás o quanto antes de formação”, analisa o diretor.
Modalidade Flex
No início da pandemia e durante a quarentena, a Via Certa sentiu a necessidade de reformular a forma de oferecer aprendizado aos alunos. Foi quando lançou a Modalidade Flex com a eficiência da metodologia de ensino à distância.
Jilo explica que esse método de estudo foi desenvolvido pensando nas pessoas que não possuem muito tempo no dia a dia para se deslocarem presencialmente até uma unidade da Via Certa e assistir aulas presenciais. Com isso, os alunos têm a oportunidade de escolher se querem ver as aulas em casa ou na própria unidade da rede.
“Não é um método comum de ensino online, no qual o aluno assiste a um vídeo apenas. Para que as explicações e lições tenham seguimento é necessário a interação do estudante. Isso é importante para ter certeza de que o conteúdo está sendo compreendido”, enfatiza.
Investimento no negócio
Há uma década no mercado, a Via Certa soma hoje 50 unidades físicas, sendo que a maioria dos seus franqueados possuem mais de uma loja da marca.
“Buscamos o perfil de empresário que queira ter um negócio para ele gerir, e não apenas um investidor que queira aplicar o capital e não se preocupar com a gestão do negócio. Para essa área é essencial ter relacionamento interpessoal. Também estamos procurando empreendedores que queiram ser FDA para expansão da rede pela capital e Grande São Paulo, para que possamos ter um crescimento mais rápido na região”, diz.
A Via Certa oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de administração e vendas, beleza e estética, indústria e energia, informática, idiomas e saúde, com preço acessível. Para quem busca empreender com o negócio, a franquia solicita investimento a partir de R$ 130.206,30, com retorno previsto estimado entre 15 e 24 meses. O franqueado consegue faturar a partir de R$ 48 mil por mês com a franquia, podendo ultrapassar a marca de R$ 100 mil mensal dependendo do território. A lucratividade média é de 30% sobre o valor do faturamento.
Durante a ABF Franchising Expo a rede estará com desconto de 50% na taxa de franquia para investidores que passarem pelo evento e fecharem o negócio ainda neste mês e em julho. A taxa de franquia, sem o desconto, é de R$ 35 mil (para regiões até 30 mil habitantes), R$ 70 mil (para regiões acima de 30 mil habitantes), e R$ 70 mil (para regiões de médio e grande porte).