• Selo de Excelência em Franchising completa 31 anos com número recorde de marcas inscritas e selistas
• Além das 256 chanceladas, foram premiadas as redes que alcançaram melhor desempenho na Pesquisa em cada uma das quatro categorias do SEF, as marcas que já conquistaram 10, 15, 20 e, uma novidade a partir desta edição, 30 selos
• Cerimônia de Entrega da principal chancela do mercado de franquias brasileiro reuniu representantes das marcas condecoradas e líderes do setor em jantar de gala em São Paulo.
Após dois anos sem sua execução integral, a ABF voltou a realizar presencialmente a Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising, principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Representantes das marcas selistas e líderes do setor receberam os troféus pela conquista da chancela em um jantar de gala na noite dessa sexta-feira (29/4) no WTC Golden Hall, em São Paulo.
Em 2022, ao completar 31 anos de história, o SEF bateu recordes: foram 256 marcas chanceladas – 84% do total de 305 inscritas, ante 68% das 200 redes selistas em 2020 num total de 300 participantes, evidenciando que a chancela da ABF está ainda mais forte. A entidade registrou nesta edição especial 59 marcas estreantes.
“O Selo e o Prêmio ABF Destaque Franchising 2022 têm a marca da superação. Vimos neste período tão desafiador o quanto vocês, empresas franqueadoras, ressignificaram seus negócios, avançaram na transformação digital, intensificaram seu relacionamento com os franqueados, entre outras importantes ações”, declarou André Friedheim, presidente da ABF, em seu discurso de abertura.
Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da entidade, destacou as principais iniciativas e os resultados alcançados pela ABF em prol dos seus associados nestes dois anos de incidência da Covid-19. “Conquistamos, por exemplo, a aprovação e implantação do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – e do Peac (Programa Emergencial de Acesso a Crédito). Conquistamos também uma interação maior com os shoppings, por meio de reuniões com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), melhores condições comerciais nos aeroportos, em encontros com representantes da Infraero, e buscamos avanços na reforma tributária”, disse. O executivo aproveitou a oportunidade para se despedir da presidência do colegiado após quatro anos no cargo, conforme determina o Estatuto da entidade. “Este é meu último ano à frente do Conselho da ABF, de acordo com nossa governança. Me despeço da honrosa função de presidente, desejando todo sucesso a esse colegiado, à diretoria e a todos vocês associados. Que possamos seguir juntos, consolidando cada vez mais o franchising brasileiro como um setor forte, próspero e ético”, concluiu.
Marcas em destaque por categoria e com 10, 15, 20 e 30 selos
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.
Via Certa Educação Profissional
A franquia Via Certa Educação Profissional começou 2022 com o pé direito. Após registrar recordes por dois meses seguidos em matrículas, a rede foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising pela ABF na categoria Pleno.
No mercado desde 2012, o reconhecimento mostra a importância dada para gestão da franquia que obteve índices de satisfação dos franqueados com a franqueadora. Esse é o primeiro ano que a rede concorre ao selo.
“O Selo é referência nacional e mostra a competência da gestão da rede como um todo, desde todo trabalho executado pela equipe da franqueadora, como também pelo franqueado e toda sua equipe em todas as nossas escolas”, avalia Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional.
Pesquisa do SEF com franqueados
O SEF é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na Pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
Para levar em consideração os reais impactos da Covid-19, alguns pontos da Pesquisa do SEF 2022 foram revisitados. O questionário foi composto por perguntas que visaram a avaliar os períodos “Pandemia x Não Pandemia”. Os pesos dos blocos de perguntas foram equacionados de modo a diminuir a relevância dos impactos dos cenários Global e Econômico, e aumentar a das questões relacionadas às performances Operacional e de Relacionamento com o Franqueado. E, ainda, foi utilizado um indexador que equalizou as notas dos franqueadores que atuam em segmentos impactados negativamente pela pandemia.
Entre as áreas melhor avaliadas pelos franqueados na Pesquisa estão os blocos de performances de Relacionamento e Global. Como esperado, em razão dos impactos da pandemia no período analisado, a Performance Econômica obteve as notas mais baixas.
De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising deste ano tem a marca da superação. Vimos neste período tão desafiador o quanto as franqueadoras ressignificaram seus negócios, avançaram na transformação digital, intensificaram seu relacionamento com os franqueados, entre outras ações. O fato de termos um número recorde de marcas inscritas e chanceladas reflete a capacidade de reação, de reinvenção, a força e a maturidade das franquias brasileiras, muito bem representadas pelas chanceladas. Todas as 305 redes inscritas merecem nosso reconhecimento e parabéns, e as chanceladas merecem ser exaltadas e celebrar muito tamanha conquista”.
Realizado pela Nielsen, o estudo do Selo da ABF é um valioso instrumento para auxiliar na tomada de decisão, na gestão do dia a dia das redes e, consequentemente, melhorar seus resultados. As entrevistas são virtuais, reafirmando a intensificação da transformação digital implantada pela ABF.
Para Bruno Arena, presidente da Comissão de Ética da entidade, responsável pelo SEF, “a chancela da ABF evidencia ainda mais as redes que se destacaram pelas melhores práticas do setor, na máxima valorização do relacionamento com seus franqueados, e no enfrentamento deste período de pandemia. As marcas que se inscrevem têm no Relatório da Pesquisa um instrumento rico, real e verdadeiro do que está acontecendo na rede, que vejo também como um legítimo feedback que recebem da ABF. Vimos ao longo dos anos marcas que não conquistaram o Selo, colocarem em prática estratégias formuladas a partir dos resultados da Pesquisa e comemorarem a conquista posteriormente”, observa.
Nesta 31ª edição, o SEF ABF condecorou 71 redes na categoria Pleno, 93 na Sênior, 65 na Máster e 27 na Mega.