Número de marcas com operações no exterior cresceu 12% em 2021, segundo a ABF. Busca de faturamento em moedas mais valorizadas está entre os principais motivos
Depois da estagnação em 2020, o franchising brasileiro voltou a se internacionalizar no ano passado. Vinte novas redes fizeram as malas para começar a faturar no exterior, e agora são 183 marcas brasileiras de franquias com operações fora do país – um crescimento de 12% –, seja com unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação ou joint ventures. O número de países também cresceu e passou de 106 para 114. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“A expansão está no DNA das redes de franquias e a internacionalização é um próximo passo natural, ainda mais para aquelas com um certo grau de maturidade e capacidade de gestão e investimento”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
A entidade diz que esse crescimento reflete a retomada de planos que foram paralisados durante o momento mais crítico da pandemia, em 2020. Também está no planejamento dos empreendedores a busca por novos mercados e novas fontes de faturamento, com moedas mais fortes e diluição do risco. A ABF diz que também identificou empreendedores brasileiros que foram para outros países e optaram por levar marcas locais.
Os Estados Unidos ainda lideram a lista, com 69 franquias brasileiras em atuação (antes, eram 61). Portugal vem em segundo lugar, com 51 redes (antes eram 41), seguido do Paraguai, com 44 (antes eram 26). Dentro do Top 10, o país europeu foi o que teve a maior variação.
Para 2022, algumas redes também já anunciaram movimentos de internacionalização, como a Via Certa Educação Profissional, fundada pelo empreendedor Décio Marchi Junior, com 50 unidades no Brasil. A marca abrirá a primeira unidade nos Estados Unidos, sob comando de dois franqueados brasileiros, Maicon Wilk e Fernanda Perli. Por lá, o negócio funcionará de forma totalmente online, com foco em brasileiros que moram no país. Os empreendedores já têm negócios com a marca no Brasil, e agora expandiram a parceria.
Para ajudar os empreendedores com interesse em se internacionalizar, a ABF, em conjunto com a Apex-Brasil, promove o Programa Franchising Brasil, que concentra uma série de atividades que estimulam e auxiliam as redes na internacionalização. Nos últimos anos, a entidade também lançou um Certificado de Franquia Internacional.
via Revista PEGN