Os Benefícios da Internet Para a Terceira Idade

Muitas vezes, a velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem causa uma resistência quando se trata de pessoas com mais idade, mas a verdade é que existem inúmeros benefícios para o idoso em se entregar ao mundo virtual.

De acordo com uma pesquisa da Telehelp feita com cerca de 600 idosos no ano de 2016, 66% dos idosos brasileiros usam a internet regularmente, mas o acesso se concentra em idosos até 70 anos. Ainda existe uma grande parcela da população idosa, principalmente acima dos 80 anos, que não sabe como utilizar a Internet. Mas, de que forma a internet pode colaborar com a qualidade de vida do idoso?

A resposta é: de muitas. A internet apresenta benefícios não só pela praticidade, mas também pela oportunidade de utilizar o raciocínio e manter ou até melhorar a saúde mental de inúmeras maneiras através do estímulo de atividade cerebral que possibilita. Além disso, possui muitos artigos sobre saúde e qualidade de vida de forma rápida e fácil, resultando em uma forma efetiva de aquisição à informação. Ou seja, o lazer se transforma em saúde e qualidade de vida.

É natural no ser humano que o processo cognitivo seja afetado pelo envelhecimento. A cognição é responsável pelo processo de aprendizado, comparação, atenção e memorização, ou seja, afeta inúmeras funções como linguagem, intuição, habilidade motor, planejamento e julgamentos. A Internet pode não só ajudar a retardar o envelhecimento cerebral como pode ajudar o cérebro a se manter ativo e dinâmico, auxiliando também na preservação do processo cognitivo.

Muitos idosos sofrem de depressão e isolamento social, causados muitas vezes devido à limitações físicas. Ferramentas como Facebook e Instagram aproximam não só pessoas da mesma faixa etária, mas ajuda a reintroduzir o idoso ao convívio social, portanto, se usadas corretamente, as redes sociais podem ter um efeito extremamente positivo na vida de uma pessoa da terceira idade.

Segundo uma pesquisa feita do Instituto Locomotiva, o número de idosos conectados ao mundo virtual aumentou 1000% nos últimos 8 anos no Brasil, ultrapassando 5 milhões de usuários da terceira idade. Entre smartphones, tablets, notebooks ou computadores, o favorito deles é o notebook, seguido dos computadores, segundo pesquisa feita pelo site A Terceira Idade (www.aterceiraidade.com.br).

A verdade é que o mundo muda diariamente, e é necessário se adaptar às mudanças, e a apesar de o acesso à Internet já ser um obstáculo por si só, uma vez vencido, possibilita um mundo de oportunidades e possibilidades para o idoso. Portanto, vale a pena o esforço para vencê-lo!

 

Fonte: https://bit.ly/2r1Vmpc


Via Certa passa a atender em Andradina e chega a 20ª unidade em funcionamento

A Via Certa tem muitos motivos para comemorar. Em poucos anos de atuação, a marca chega a sua 20ª unidade em funcionamento. Desta vez, a cidade de Andradina (SP) passa a contar com os cursos oferecidos pela marca. A escola entrou em funcionamento nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro. O franqueado Bruno Gregolin, que já […]

Via Certa participa de feira de expansão de negócios em São Paulo

Com o objetivo de aumentar ainda mais a visibilidade da marca e expandir os negócios, a Via Cerca marca presença, nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, na Franchise4U, feira de franquias que ocorre em São Paulo. Com os principais expositores dos mais diversos segmentos, a feira visa facilitar a criação de empresas de forma segura e […]