Enem e Vestibular: Como controlar a ansiedade e ir bem nas provas

Conseguir entrar na faculdade é o grande objetivo da vida de muita gente no momento. Afinal, são muitas coisas envolvidas. Mas para isso é preciso passar no vestibular ou conseguir boa pontuação no Enem. O dia das provas está chegando. E quanto mais perto da data, maior a ansiedade e o nervosismo. Seja pai de estudante ou o próprio aspirante à universidade, você sabe lidar com isso?

A pressão para entrar na faculdade é enorme, a expectativa é muito alta e tudo depende do desempenho obtido em um dia, em uma única tentativa. Nada pode sair errado. Se não der certo, a próxima oportunidade será só daqui um ano – o que parece uma eternidade quando se tem menos de 20 anos.

A ajuda dos pais é fundamental para que o jovem possa se sentir seguro no momento do Enem ou do vestibular. Conseguir encontrar o equilíbrio entre incentivar o filho a se dedicar aos estudos e não exagerar nas pressão é o grande diferencial para um bom desempenho. O principal papel da família nesse momento é ser o porto seguro dos filhos.

Dicas para pais de alunos

Aqui, a sugestão é bater um bom papo com seu filho.

– Durante a conversa ouça mais do que fale.

– Pergunte de qual tipo de ajuda ele está precisando.

– Crie uma relação de parceria e não de cobranças.

– Se achar que seu filho não está estudando o suficiente, fale isso para ele sem que seja em forma de crítica.

– Ajude-o diretamente a se organizar para os estudos.

– Estude junto com ele.

Dicas para os estudantes

Para quem vai encarar o Enem ou o vestibular, a principal sugestão é ficar atento às emoções. Se perceber que estão te atrapalhando, peça ajuda. Converse com seus pais, peça auxílio a eles e a quem mais for necessário – pode ser um colega, um professor, um psicólogo. Só não sofra calado. É óbvio que estudar é fundamental, mas se preparar para a prova vai além de estudar. Então, tente praticar as dicas a seguir:

– Controle a ansiedade: respire fundo e devagar, até se sentir melhor.

– Fortaleça seus vínculos afetivos: converse com os amigos, fique perto das pessoas que você gosta. Não se isole.

– Cuide da saúde do corpo: durma bem, se alimente de forma saudável e pratique atividade física.

– Tenha plano B: se planeje para lidar com um resultado negativo. A vida é cheia de possibilidades. Entrar na faculdade no próximo ano não deve ser sua única alternativa. Pense no que mais você poderá fazer até o próximo vestibular. Inclua sua família neste planejamento.

– Relaxe: corpo e mente descansados trabalham melhor.

– Mantenha atividades que sejam relaxantes e que façam você parar de pensar na prova por alguns momentos.

– Divirta-se: saia, ria com os amigos, brinque. Isso melhora o humor, dá mais energia e combate a ansiedade.

– Se ainda assim a ansiedade e o nervosismo se mostrarem incontroláveis, procure ajuda de um psicólogo. Cuidar da saúde mental é fundamental nessas horas. Estar bem consigo e ter controle sobre as emoções é uma característica fundamental para superar grandes desafios e alcançar o sucesso seja no Enem, no vestibular ou qualquer outra área da vida.

Fonte: http://www.regiaoemcontexto.com.br/artigo-enem-e-vestibular-como-controlar-a-ansiedade-e-ir-bem-nas-provas/


Qual é a rotina do ASB no consultório odontológico?

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) atua ao lado de dentistas e cirurgiões dentistas facilitando o seu trabalho junto aos pacientes. Muitas pessoas costumam afirmar que o ASB é o braço direito dos dentistas, pois estes contam com importantes funções para o bom funcionamento de consultórios e clínicas odontológicas. Os profissionais graduados na Odontologia que já contam […]

A importância do profissional Auxiliar de Saúde Bucal

Auxiliar de Saúde Bucal, ou ASB, como é mais conhecido, é uma profissão que existe a mais de sessenta anos e surgiu pela necessidade de orientar pacientes na Amazônia no auxílio à saúde bucal, enquanto os dentistas profissionais se ocupavam dos pacientes em procedimentos cirúrgicos. Os primeiros Auxiliares de Saúde Bucal No ano de 1907, […]